ATENÇÃO | Abaixo Assinado

Este abaixo assinado é destinado a todos que se solidarizam e apoiam a participação e inclusão dos técnicos dos bastidores na LEI PAULO GUSTAVO (PLP 73/2021/ PAULO GUSTAVO). Leia nosso manifesto e assine.

Clique aqui para participar
giramundo50
Razão social
Giramundo teatro de bonecos
Nome fantasia
giramundo
Principal atividade
teatro de bonecos
Responsável
Beatriz
Email secundário
ricardo@giramundo.org
Telefone
31- 99284.0407
Data de abertura
12/02/1970
Breve histórico
O Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 36 espetáculos entre 1970 e 2018. A atenção plástica e o cuidado técnico na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira, proporcionaram reconhecimento nacional ao Giramundo, colocando-o na história do Teatro Brasileiro. Hoje, a ideia de grupo de teatro, que guiou as atividades do Giramundo durante 30 anos, cede espaço para a de um núcleo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa, onde convivem bonecos reais e imagens digitais. Essa mistura do teatro de bonecos e animação e a atuação como “museu-teatro-escola” modelam o Giramundo do século XXI. Durante os anos 2000, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Apesar das profundas mudanças estruturais e de alterações estéticas significativas na última década, a imagem do Giramundo como um grupo clássico, apegado à interpretação da cultura brasileira, ou de um núcleo erudito de artistas plásticos e designers, em constante labor manual para realização de uma produção artesanal e projetada, ainda permanece. A imagem do Giramundo como um grupo de madeira esculpido por artesãos cede lugar a de um grupo que mistura teatro de bonecos e cinema. Experiências como Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta indicam que existe um Giramundo novo em andamento, diferente do Giramundo universitário, reinventado pelas criaturas que ele mesmo inventou. A trajetória de trabalho do grupo demonstra dois caminhos que desembocam no futuro: a ampliação das abordagens do boneco, por um lado, e a pesquisa sobre movimento, de outro. O centro da pesquisa do Giramundo, ou a sua matéria de trabalho atual, é bipolar. Ao lado do boneco, o movimento, nem sempre juntos. Tudo o que se move passou a interessar e esse interesse provoca contatos e interseções com novos campos.
Segmentação
Grupo Artístico
Atuação
Teatro
Atividades
Agenciamento de Artistas
Assessoria Técnica
Audio Profissional
Aulas de Teatro
Cenografia
Cursos e Treinamentos
Estúdio de Gravação
Figurinos
Fotografia
Iluminação Cênica
Maquiagem
Produção Artística
Produção Cultural
Produção Técnica
Video maker
giramundo50 ainda não tem nenhum amigo.

Parceiros:

Bem vindos ao Pro Bastidores

Antes de começar é muito importante que você complete seu perfil. Lembre-se que ele é sua apresentação principal em nossa comunidade. Preencha de forma cuidadosa e com o máximo de carinho possível pois nosso projeto conta com essas informações para garantir o seu sucesso.

Observe com atenção alguns pontos principais:

  1.  STATUS é a sua disponibilidade para trabalhar. Indicará para todos se você pode ou não aceitar novos projetos.
  2. Áreas de atuação.  Existem mais 2 áreas de atuação para serem preenchidas em seu perfil. Elas vão ajudar a melhor te representar caso seja necessário mais informação sobre suas atividades.
  3. Como fazer. Utilize o botão Editar perfil que se encontra acima de suas informações pessoais em seu perfil.
  4. Pontos. Ao realizar atividades os profissionais recebem pontos que são acumulados. Esses pontos vão garantir acesso a áreas restritas, vantagens em compras, inscrições em cursos, palestras e prêmios.